Fonoaudiologia

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Atuação da Fonoaudiologia na APAE

O setor executa as seguintes atividades: anamnese, avaliação, terapia e orientações a pais e professores.  Após a avaliação da pessoa portadora de necessidades especiais é adotada uma conduta terapêutica adequada as suas necessidades.

Atualmente o setor conta com uma equipe de quatro profissionais.

A Fonoaudiologia tem como objetivo incentivar a proteção, aperfeiçoamento, eliminação e ou pelo menos amenizar os fatores que possam intervir na aquisição e desenvolvimento da comunicação oral e escrita. Abrange também os cuidados com a audição, voz e funções orofaciais, sendo estes essenciais à formação de cada indivíduo e conseqüentemente à formação da qualidade de vida dentro das possibilidades de cada sujeito.Busca oferecer aos pacientes e seus familiares condições diferenciadas  para que o sujeito-paciente possa desenvolver recursos comunicativos a fim de favorecer a sua integração social.

O fonoaudiólogo, em sua capacitação profissional, irá promover habilitação e/ou reabilitação aos pacientes desabilitados ou não, procurando atender as necessidades prioritárias dos mesmos, gerando qualidade de vida e socialização.

 

Sugestões de Estimulação de Linguagem


 

• Converse com a criança desde o nascimento, especialmente enquanto a alimenta. Á medida que esta cresce, acrescente informações, de acordo com os seus interesses e compreensão (ex: a respeito dos alimentos, diga-lhe os nomes, como são confeccionados, etc.);

• Aproveite situações como o banho ou a troca de roupa para nomear as partes do corpo e as peças de roupa; pode sugerir à criança que lave determinada parte do corpo ou que pegue numa peça de roupa, sempre à medida da sua aceitação e compreensão;

• Utilize situações de passeio para falar sobre objetos e situações que vão acontecendo, não só dizendo os seus nomes, mas fazendo comentários ( ex: para que serve determinado objeto; a consequência de uma determinada ação);

• Ao fazer compras na companhia da criança, converse sobre os produtos e aproveite para ouvir o que a criança tem a dizer sobre o assunto. É importante que ela faça parte da conversa, que não seja só ouvinte;

• Ao cozinhar ou realizar outras atividades do dia-a-dia, converse com a criança sobre o que está a fazer e pergunte a opinião dela;


• Converse com a criança, antes de sair, sobre onde irão, o nome do local, porque irão visitá-lo, enfim, aproveite o tema para estabelecer diálogo com seu filho. Isso deve ser feito de forma agradável e significativa para ambos, a criança deve ter o maior prazer em comunicar;

• Cante com seu filho, relembre músicas infantis e alterne trechos em que cada um canta uma parte;

• Leia para a criança com frequência, desde muito cedo, aumentando o tempo de leitura de forma gradual. Respeite o seu limite de atenção, utilize livros e outros materiais apropriados para cada faixa etária. Com este hábito, desenvolve-se não só a linguagem oral (falada), mas também é estimulado o interesse pela linguagem escrita.

Onde Estamos

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